domingo, 19 de abril de 2015

Nota Sobre Pirataria



Sim, é um problema real do Século XXI. Ela existe e nos rodeia por todos os lados. São camelôs vendendo cópias dos DVDs lançamentos que nem saíram dos cinemas ainda... São sites que oferecem conteúdo de Filmes e Séries de TV mesmo antes delas chegarem às emissoras e salas de exibição! É terrível de ser combatida e devemos aprender a conviver com ela.

Pirataria não é um crime sem vítima, dizem os comerciais e avisos legais, te ameaçando, antes de assistir um filme. Mas também é uma ignorância dos governantes que não estão preparados para resolvê-la.

O que é a Pirataria? Em termos bem leigos, é pegar um DVD, ou qualquer outra mídia digital, copiar e sair vendendo um Conteúdo que não foi feito por você.
Existem várias formas de Pirataria. Existem aqueles que vão ao cinema com uma câmera de vídeo (conhecido no jargão de Internet como filmes qualidade CAM ou TS). Existem aqueles que subornam o funcionário responsável por acionar o projetor do cinema e ligam seus gravadores direto na mesa de saída, pegando os sinais originais, direto da fita (conhecidos por filmes qualidade TC), e assim por diante...

Bom, já que comecei, vamos lá. Existem os Cloners, sim, parecidos com aqueles alienígenas do Filme Star Wars! Eles criam torres de Drivers Gravadores de DVD impressionantes! São Computadores PC ligados a várias placas controladoras IDE's (SATA, ou seja qual tecnologia que se esteja usando hoje), e consequentemente ligados a diversos Gravadores de DVD... Gravam uns 40 DVDs da mesma fonte, de uma vez só! (exagerei? Mas é por aí...)

Fora toda essa Pirataria, existem os produtores de conteúdo amador. Existem aqueles que criam Filmes e Séries Amadores imitando o Conteúdo de um Filme produzido por uma grande Produtora. Existem aqueles que criam Animês contando partes que eles mesmos criaram sobre Trilogias Famosas. Por exemplo, existem inúmeras Séries e Filmes (as vezes, longa, as vezes curta-metragem), que citam acontecimentos entre um filme e outro do Matrix. E só estão disponíveis na Internet através de fontes conhecidas justamente pela Pirataria... Ou então o número de filmagens (com atores amadores, mesmo) de reapresentações de Cenas famosas de Filmes famosos. As Séries Amadoras do Resident Evil (baseadas no Jogo e nos Filmes). São várias! Eu mesmo cheguei a acompanhar uma que a história era bem interessante! Totalmente caseira, mas eram curtas de reapresentações de cenas do Resident Evil, com efeitos especiais caseiros e atores de ocasião!

Não vou nem falar das Músicas. Deixa pra lá, também é um terreno arenoso.
Eu mesmo já tive meu Conteúdo (vide Curso Arduino no Youtube) copiado e vendido tanto em camelôs, quanto pela Internet. Sim, meu Conteúdo é gratuito, mas na qualidade do YouTube, pois eu vendo uma qualidade melhor em DVD. Portanto tenho um produto em DVD que é vendido ilegalmente através da Pirataria.

Não há o que se fazer, a não ser, mudar as regras do jogo, enquanto ele vai acontecendo. Criar novos modelos de negócios que “convivam” com a Pirataria, que tenham seu público-alvo bem definido e tenha suas margens de lucro também azeitadas.

E nunca esperar que uma Produção de Filme ou Série, lucre apenas com DVDs a vida inteira. Novos conteúdos precisam ser criados para substituir os antigos. Manter o público interessado, seguir a história, assim como as revistas que até hoje é muito bem representada pela Revista Veja, faziam e ainda fazem, de trazer material novo toda semana para seus clientes, renovando a informação.
Porque todo mundo assina Revistas de papel até hoje!? Com esse tanto de mídias digitais?

Porque é mais fácil! E muito mais fácil ler um Conteúdo que foi formatado para você, em contexto com os temas da atualidade, e organizado em páginas que basta folhear! É fantástico porque é simples, e está ali, pronto, formatado, fácil de pegar e literalmente sair andando e lendo!

Abraços,
Renato


Nenhum comentário:

Postar um comentário