terça-feira, 25 de agosto de 2015

Guerra dos Clones Parte 3 - A Vingança dos BOT's Chineses



Não é de hoje que fóruns do mundo todo sofrem com ataques de propagandas automatizadas, conhecidas por Spammers.

Na verdade o termo Spammer caracteriza o indivíduo que pratica o ato de publicar propagandas não autorizadas em sistes pelo mundo todo.

É uma forma de propaganda em massa, mais ou menos, como a panfletagem que o comércio local faz, colocando folhetos não autorizados na sua caixa de correio.

No caso dos panfletos de pizzaria até são interessantes, mas de resto, apenas ficam sujando a garagem; senão o cachorro destroça todos eles antes de você poder lê-los.

Isso existe também nos fóruns, inclusive no do Curso Arduino, veja o aviso que tive que publicar na época:


Quem já se cadastrou no fórum sabe que é preciso digitar um número para poder garantir que você é humano.

Isso mesmo! Eu preciso garantir que você é humano! E não um robô, criado para panfletar propagandas diversas no meu fórum, sem autorização e ainda sem que eu ganhe nada com isso!

Na época pensávamos se tratar de desocupados que não tinham o que fazer, mas atualmente é sabido que são BOT's chineses, produtos que alavancam as vendas de forma agressiva.

Pra quem já recebeu e-mail de fornecedores chineses sabe que eles usam fotos de garotas bonitas e nomes americanizados “para atrair clientes”.

Essas mesmas empresas muitas vezes fazem uso desses robôs (BOT's) para “atrairem mais e mais clientes”, invadindo e infectando fóruns de discussão.

Normalmente eles escolhem uma plataforma Open-Source que todo mundo usa, como é o caso do phpBB, um sistema completo de fórum, pronto e gratuito.



Basta pesquisar no Google por “phpbb stop forum spam” para ter uma ideia do quão grande é esse mercado atingido por esses BOT's.

Maioria dos sites baniram cadastros de usuários com e-mails do gmail, hotmail etc, por serem os mais utilizados pelos Spammers.

É uma batalha a mais a ser vencida na guerra contra cópias de logotipos de empresas registradas, como acontece com o Arduino.

E a luta continua! Que a força esteja conosco!

Renato Aloi

Um comentário:

  1. Pois eh ALOI, infelizmente uma PRAGA Crescente e Recorrente. Desconheço o phpBB e seus plugins ou se possuem plugins diversos, principalmente para moderação e banimento; Tambem sofro com SPAMMERS no meu blog, porem foi com a ajuda de plugins que "matei" os spammers.

    No WP utilizo o Askimet e o BAN, o que um não pega o outro faço manualmente, banindo o bloco CIDR inteiro. Chega ate ser engraçado ter o relatório com um mesmo IP tentando entrar 45, 54, 68x sem sucesso.

    ResponderExcluir