domingo, 30 de agosto de 2015

Arduino e a Internet das Coisas (IoT)


Boa tarde! O termo Internet das Coisas, do inglês (Internet of Things), muito visto atualmente nas redes sociais pela hashtag #IoT, que são as siglas iniciais do termo em inglês, parece que veio para ficar de vez! Caiu no gosto popular!

É um termo novo, mas trata de um movimento que já vem acontecendo no mundo há pelo menos 5 anos. Muitos HackerSpaces nasceram para dar vida a esse novo mercado onde as pessoas podem construir automações; que antes apenas grandes empresas dispunham.

Quem poderia imaginar que chegaria um dia onde poderíamos comprar um sensor de água, um Arduino, e alguns Relês para controlar o tempo do banho dos nossos filhos?

Em outras épocas você precisaria esperar alguma empresa desenvolver um produto que tivesse aceitação de mercado, com uma industrialização em grande quantidade para valer a pena o investimento... Enfim, levaria anos para a Grande Indústria lançar um produto desses!

Hoje em dia compramos alguns componentes e fazemos nós mesmos!

Não foi só isso que aconteceu. Criou-se um mercado no Brasil que antes não existia: Produtos Eletrônicos Derivados da Grande Indústria!

Ou seja, podemos encontrar no mercado atual uma gama de serviços e produtos voltados para essa área de Internet das Coisas.

Basta ver nos sites de Freelancers a quantidade de projetos e profissionais nessa área!

Brasil ainda não é muito referência para esse mercado, mas visite os sites de Freelancers gringos e veja que temos desde programadores Arduino, Raspberry Pi, Python etc, até fabricantes de placas, de adaptadores, conversores, um sem fim de produtos e serviços!

Quer um exemplo no Brasil?
Recentemente a Eletrodex.com.br começou a importar adaptadores SMD para DIP! Eles estão apostando forte nesse mercado!


Porque eles importariam esses adaptadores se não fosse para esse mercado de automação "faça-você-mesmo"? A Grande Indústria não usa esse tipo de adaptador; e só quem cria protótipos faz esse tipo de adaptação. Essa linha de produtos é específica para o mercado de Internet das Coisas!

Tenho clientes recentes que solicitaram integração da minha biblioteca EtherEncLib.h -- uma biblioteca do Arduino para ligar na Internet -- com o Homeseer, um dos mais conceituados sistemas de Automação Residencial do mundo. Eles mesmo se intitulam o #1 no mundo...

Então se tem cliente meu fazendo integração com aparelhos mundialmente conhecidos no mercado, significa que o consumidor mudou! Que o mercado mudou! A Grande Indústria não está dando conta de acompanhar as personalizações que os clientes desejam!

Mesmo as grandes empresas estão procurando pequenos fabricantes na plataforma Arduino que façam pequenas integrações entre um sistema existente no mercado com um que o cliente “inventou”.

Sim, isso tem nome, chama personalização. É um mercado que promete movimentar bilhões nos próximos anos e depende apenas de você!

Se você está entrando nessa área e gostaria de saber como ganhar dinheiro, pense como uma pequena locadora de vídeo!

Atenda o seu mercado local! Você mora em uma região com muito Sol, crie projetos baseados em automações solares. Se você mora em uma região que chove muito, pense em projetos hidráulicos que atendam sua região.

Verifique as necessidades dos pequenos agricultores. Pequenas irrigações, controle do uso da água. Mostradores do consumo de energia... São só a ponta do iceberg.

Ah, mas estou entrando atrasado nesse mercado?!

Não é bem assim! Como as aplicações normalmente nascem de necessidades locais, existe área para todo mundo trabalhar. Mesmo que você esteja entrando em um setor competitivo, como é o caso da Automação Residencial, pense que o seu vizinho não vai querer instalar a Automação dele comigo, ele vai preferir você, que já é de confiança!

Por isso ainda estou amadurecendo a plataforma Automation da Serial Link e criei um tópico para treinar e convocar os instaladores da minha plataforma:


Criei recentemente a Placa-Mãe Automation:


E ainda estou tentando viabilizar o Raduino.

Pra quem não conhece, o Raduino é uma plataforma de Rádio que aciona dispositivos a distância, longe da Placa-Mãe Automation. Assim o instalador não precisa ficar passando fios pela casa toda!

Os chineses já lançaram essa plataforma um tempo atrás, mas ela sumiu do mercado. Provavelmente não conseguiram segurar o preço que, na época com dólar mais baixo, custava R$ 99,99, ou seja, já não era barata. E vinha com 4 relês. Podendo acionar 4 cargas.

Hoje essa plataforma com apenas 4 reles não sai por menos de R$ 200,00.

As plataformas de Rádio para Arduino, como Xbee etc são caríssimas. Ainda estou trabalhando esse mercado, mas a Grande Indústria fica me passando rasteira, mas deixa pra lá antes que eu arrume encrenca...

O fato é que existe área pra todo mundo trabalhar e se você está começando, venda pequenas automações e comece a fabricar suas próprias placas do Arduino. Não precisa ser de imediato. Entregue seus primeiros projetos com o Arduino UNO, não tem problema...


Já o profissional que está na área há mais tempo tende a procurar voo solo. As empresas estão demitindo, os projetos grandes não estão mais acontecendo...

Esse profissional da área vai para o mercado oferecendo serviços de integração dos produtos que ele trabalhou a vida toda através da Grande Indústria.

Quem encontra esses profissionais? Não sei te dizer, mas tem um outro mercado de investidores que só procuram esses tipos de empresas para fazerem integração, mais barato que sairia sendo feito por canais oficiais.

Normalmente são síndicos de condomínios tentando baixar custos, ou empresários também buscando minimizar custos em suas operações.

Mais ou menos como o mercado paralelo de peças automotivas. É um mercado volátil, que abre várias bolsas durante essas crises.

Vocês conhecem a história da Yamaha que era uma empresa que fabricava hélices para helicópteros durante a Guerra?

Pois é, tempos difíceis criam oportunidades incríveis!

Não fique para trás! Comece a estudar Arduino, Raspberry Pi e todas as plataformas voltadas para o novo mundo da Internet das Coisas!

Comece pelo Curso Arduino!

Abraços,
Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário