quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curso Arduino - Aula 2 (Eletrônica Básica)

5 comentários:

  1. E ae Renato, blz!? teve um cara la no youtube que fez a seguinte pergunta. (Como assim limitar corrente! O resistor e o LED estão em série, logo a DDP que é díminuida e a corrente se mantém não é?)

    Ae, eu pensei um pouco e fiz alguns cálculos, mas como não entendo muito dessas coisas queria a sua opinião.

    Bom, se eu tenho um LED e sei que sua tensão e corrente nominal é de 2vcc, 25mA para mim achar sua resistência nominal é só utilizar a lei de Ohm, (R=V/I) ou seja, R = 2V/0,025A = 80 Ohms.
    Bom, Já tendo conhecimento da tensão, corrente e resistência nominal do LED. é fácil concluir que se eu aumentar a tensão de alimentação a corrente consequentemente ira aumentar também, algo que não pode acontecer já que se o LED receber uma corrente maior do que a nominal ele ira queimar. se diminuirmos a tensão nominal a corrente também ira diminuir. uma maneira de se controlar essa corrente é através dos resistores, certo!? Exemplos;

    1ª 2vcc, 25mA,80 ohms. Aqui o LED esta trabalhando com suas especificações nominais.

    2ª 1vcc, 12,5mA, 80 ohms. Aqui foi diminuída a tensão nominal do LED que consequentemente diminuiu sua potência fazendo o emitir luz mais fraca.

    3ª 5vcc, 62,5mA, 80 ohms. Aqui foi aumentada a tensão fazendo com que a corrente aplicada ao LED fosse muito superior a corrente nominal consumida por ele provocando sua queima.

    4ª 2vcc, 10mA, 200 ohms. Nesse exemplo mantive a tensão nominal do LED e acrescentei um resistor de 120 ohms que somado a resistência nominal do LED temos 200 ohms, ao aumentar a resistência houve uma maior oposição a passagem da corrente que por sua vez também diminuiu a potência do LED reduzindo sua luminosidade.

    Bom, podemos controlar a corrente com o auxilio dos resistores causando uma divisão de tensão entre LED e Resistor.

    Sabendo que as características de trabalho do LED são; 2vcc, 25mA, 80 ohms.
    e a alimentação será de 5vcc. devemos calcular o valor do resistor.
    Primeiro subtraímos o valor da tensão de trabalho do LED (2vcc) da tensão de alimentação (5vcc). 2 - 5 = 3vcc
    agora pegamos essa tensão a mais no circuito e calculamos o valor do resistor. (R=V/I) 3/0,025 = 120 ohms.
    Ok, agora temos mais informações:
    LED; 2vcc, 25mA, 80 ohms.
    Resistor: 3vcc, 25mA, 120 ohms.
    Agora temos um circuito equilibrado, a corrente esta sendo controlada.

    Vamos ao calculo da queda de tensão.
    Tensão no resistor é igual a (V = R.I) 120.0,025 = 3Vcc.
    Nesse caso houve uma divisão de tensão entre o LED e o resistor fazendo com que a corrente aplicada ao LED também fosse controlada.

    Se mudarmos o valor do resistor ou da tensão teremos outro valor para a corrente.
    Ou seja:
    I=V/R
    I = 12vcc / 120 ohms = 0,1A ou 100mA.
    I = 3vc / 440 ohms = 0,0068A ou 6,8mA.

    Tensão no LED é igual a (V = R.I) 80.0,025 = 2Vcc.
    Se aumentarmos a tensão aplicada diretamente a ele sua corrente também ira aumentar fazendo com que fique acima do limite de 25mA, podendo queima-lo.
    Se diminuirmos a tensão sua corrente ira diminuir também emitindo menos luz.

    é isso!?

    ResponderExcluir
  2. Creio que é isso sim, Leandro. O "limitar a corrente", conforme o Renato explicou, significa DIMINUIR SEU VALOR. Embora na ligação em série a corrente que passa pelo LED seja a mesma que passa pelo resistor, seu valor é MENOR pela presença do resistor. Como vc disse, sem o resistor o LED poderia queimar, conforme suas especificações...

    ResponderExcluir
  3. Pessoas, não confundam as coisas.
    A corrente que passa pelo led e pelo resistor é a mesma, pois ambos estão em série. Não há redução da corrente.
    Entenda a questão corrente melhor:
    Um led consome 25mA de corrente. Significa que ele CONSOME essa corrente. Não que seja o máximo de corrente que ele suporta.
    A fonte tem que conseguir suprir essa necessidade de corrente, então ela deve ter uma corrente igual ao superior à do consumo do sistema (neste caso, 25mA de um led).
    Então é o sistema que exige a corrente da fonte, e não a fonte que "empurra" toda essa corrente para o sistema. Então não é por que a fonte PODE FORNECER 1A de corrente, que 1A de corrente vai passar pelo led. Isso é fácil de verificar fazendo a medição da corrente que passa pelo led com um multímetro.
    O caso do resistor, serve para restringir a TENSÃO que chega no led. Como led e resistor estão em série, a tensão será dividida entre os 2, e dependerá da resistência do resistor (redundante né?). Leandro, seu raciocínio tem lógica, porém não está correto.
    Nos componentes em série: Corrente igual para todos, tensão dividida entre eles.
    Nos componentes em paralelo: Tensão igual para todos, corrente dividida entre eles.
    E o que tem que realmente ficar gravado na nossa mente: A fonte PODE FORNECER uma determinada corrente, mas não necessariamente toda ela é utilizada no sistema. O consumo da corrente depende do sistema.
    Se não, imagine a quantidade de corrente que temos na rede elétrica convencional... Queimaria qualquer aparelho que ligarmos na tomada... Certo? Pois em teoria, a corrente da rede elétrica "tende ao infinito".
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas pensam que não, mas a lei de Lavoisier, tem tudo a ver com tudo que acontece no mundo, ainda diria mais, no universo.
      o que acontece no caso do LED, é que não importa a tensão que vc aplique a ele, podem ser de míseros 2v até 1000v, o que importa é o resistor que vai em série com ele afim de limitar a corrente naquela linha.
      como funciona o LED?
      ele possui uma coisa chamada "barreira de potencial" que é comum a todo semicondutor, essa barreira, é, digamos, o que alimenta a junção do semicondutor, no caso do LED ela é de 1,6 volts, tipicamente, nos diodos comuns é de 0,600v tipicamente, assim como na maioria dos transistores e etc.
      digamos que em um circuito cuja a tensão seja de 12v, e que possua um LED que possua características TÍPICAS; barreira de potencial de 1,6v e 20mA de corrente, TÍPICOS! isso pode variar de tipo para tipo e cor para cor!
      vamos aos cálculos:
      12v de alimentação, menos a barreira de potencial do LED 1,6; (isso existe, se vc desprezar isso, pode ter problemas em um circuito de precisão ele pode ter erro que pode chegar a mais de 15%).
      12v - 1,6v = 10,4v
      quero calcular os 20mA TÍPICOS do LED!
      10,4(V) / 0,020(A) = 520 (ohms).
      520 ohms seria o resistor perfeito para se ter 0,020A ou 20mA ou 0,02A em cima da série: LED-RESISTOR.
      por que eu disse no inicio que a lei de Lavoisier se aplica tudo?
      por que o excedente de corrente, vai ser transformado pelo resistor, ai vc me pergunta, transformado em que? e eu te digo, em calor amigo! o resistor transforma o restante da corrente em calor! talvez, talvez não, com certeza vc não vai conseguir "sentir" o calor produzido por ele, mas pode ter certeza que o resistor transformou o excedente em calor, coisa que o LED não consegue fazer.
      Abraços espero ter esclarecido coisas além da duvida inicial

      Excluir
  4. Olá Don Giuliano, essa sua explicação esta perfeita... Parabens Renato pelo blog!!!

    ResponderExcluir