sábado, 15 de outubro de 2011

Instalando Arduino - Guia Completo

Tenho ministrado cursos sobre Arduino e a principal dificuldade de quem começa a desenvolver com essa tecnologia é justamente a instalação do ambiente no computador. Resolvi então escrever esse artigo para ajudar quem está começando nessa nova e maravilhosa plataforma.

 
Vamos ao fatos: o grande problema da instalação do Arduino é a quantidade de Sistemas Operacionais existentes. Temos Windows XP, Vista e 7; Mac OS; e finalmente uma enorme quantidade de distribuições Linux. Além de tudo isso, temos versões 32 e 64 bits. Isso sem falar que existem várias distribuições do Arduino, como UNO, Duemilanove, Decimila, Mega etc. Não se preocupe, vou tentar cobrir todas as possibildades.

 
Para quem não conhece o Arduino, é uma plataforma de desenvolvimento baseada em microcontroladores da Atmel. Com o Arduino somos capazes de criar dispositivos que "sentem" e controlam dispositivos. Por exemplo, podemos utilizar um sensor de luminosidade para "sentir" o cair da noite e acionar o acendimento de uma lâmpada. Mas este é apenas um exemplo. Podemos também acionar motores, relês, além de detectar calor, movimento etc. Tudo depende dos dispositivos ligados ao Arduino.

 
Vamos então partir para a instalação do Arduino no computador. Precisamos de duas coisas:
  • Instalar o programa de desenvolvimento (conhecido por IDE)
  • Instalar o driver USB
O mais fácil é baixar e instalar a IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento). Para isso, basta acessar o seguinte endereço e fazer o download específico para seu sistema operacional:

 
http://arduino.cc/en/Main/Software

 
Na página do link acima, escolha entre as versões Windows, Mac ou Linux, ou então clicque diretamente nos links da lista abaixo:
Vamos começar pelo Windows. Não importa se é XP, Vista ou 7. Basta baixar a versão denominada apenas "Windows". Não existe instalador, o que você vai baixar é um arquivo compactado, do tipo ZIP. Para abrir este arquivo e descompactar a IDE do Arduino, você precisará de um programa chamado WinRar. Algumas versões de Windows lidam com arquivos ZIP de forma transparente, mas para todos os efeitos, segue o link do programa gratuito WinRar:

 
http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm

 
Descompacte esse arquivo chamado "arduino-0022.zip" (é a versão atual enquanto eu escrevo esse artigo) em uma pasta com o mesmo nome, de preferência no drive "C:", para que o caminho fique assim: "C:\arduino-0022". Vou considerar que você seguiu essas orientações para facilitar o entendimento desse artigo. Dentro dessa pasta, você verá que existe um arquivo executável chamado "arduino.exe". Este é o ponto de entrada do programa principal do Arduino, ou seja, a IDE ("C:\arduino-0022\arduino.exe").

 
Outra coisa importante dentro do diretório "arduino-0022" é a pasta "drivers" ("C:\arduino-0022\drivers"). Nesta pasta é onde gastaremos a maior parte do nosso esforço. Isso porque já terminamos a instalação da IDE e vamos partir para a instalação do Driver USB.

 
Agora precisamos verificar algumas coisas, entre elas qual a versão do seu Arduino. Vamos começar conectando o Arduino no computador através do cabo USB. Faça isso agora, mas se você já tentou e não conseguiu, não se preocupe. Vamos aos passos:

 
Para o Arduino UNO ou Mega 2560 no Windows XP, Vista ou 7
  1.  Conecte a placa via cabo USB no computador. O assistente de instalação deve aparecer. Clique em "Avançar" até que o Windows diga que não conseguiu instalar o driver (não se preocupe, é assim mesmo). Clique em "Concluir" para dispensar o assistente.
  2. Clique então no menu "Iniciar" e selecione a opção "Painel de Controle".
  3. No painel de controle, clique no ícone "Sistema" (dependendo do Windows, pode estar dentro da categoria "Sistema e Segurança"). Na tela que aparecer, selecione "Hardware" e depois "Gerenciador de Dispositivos" (mais uma vez essa opção pode variar um pouco dependendo da versão do Windows).
  4. Procure pela opção "Portas (COM & LPT)". Clique no sinal de adição (+) correspondente a essa opção e uma entrada chamada "Arduino UNO (COMxx)" deve aparecer. Pode ser que você não encontre essa entrada na opção "Portas", se for esse o caso, procure por um "Dispositivo Desconhecido" na opção "Outros Dispositivos". Se você tiver mais de um dispositivo desconhecido, ou tiver dúvidas nesse ponto, desligue e religue o cabo do Arduino e preste atenção qual a entrada que some quando você desliga o Arduino e que reaparece quando você o reconecta.
  5. Clique então na entrada descrita no passo 4 com o botão direito do mouse para aparecer o menu de contexto. Selecione a opção "Atualizar driver...". 
  6. Na tela que aparecer, selecione a opção "Instalar de uma lista ou local específico (Avançado)" e clique em "Avançar".
  7. Na próxima tela, verifique que a opção selecionada é a "Procurar melhor driver nestes locais". E nas caixas de seleção logo abaixo essa opção, desmarque a primeira, denominada "Pesquisar mídia removível (disquete, CD-ROM...)" e marque a segunda "Incluir este local na pesquisa:". Quando você fizer isso, o campo de pesquisa e o botão "Pesquisar" ficarão disponíveis.
  8. Clique então no botão "Pesquisar" e localize a pasta "Drivers" que se encontra no local "C:\arduino-0022\drivers\" (se você seguiu os passos de instalação desse tutorial). AtençãoNÃO escolha a sub-pasta "FTDI USB Drivers". Clique em "OK" para concluir a escolha da pasta.
  9. Agora clique em "Avançar" até concluir a instalação do driver. Pode ser que o Windows apresente uma tela dizendo que o driver pode não ser confiável. Clique na opção que diz para instalar assim mesmo!
  10. Clique em "Concluir" para finalizar a instalação.
Em caso de dúvidas, veja um passo-a-passo ilustrado de como fazer as ações acima, clicando no link abaixo:
http://arduino.cc/en/Guide/UnoDriversWindowsXP

 
Para Arduino Duemilanove, Mega, Nano ou Diecimila no Windows XP, Vista ou 7


Quando você conectar o Arduino via cabo USB, o instalador do Windows deve aparecer automaticamente.
 
No Windows Vista, selecione a opção "Instalar automaticamente" (Realmente funciona!)
 
No Windows 7 64 bits, baixe e utilize o driver do seguinte link:
http://www.ftdichip.com/Drivers/CDM/CDM20814_WHQL_Certified.zip
 
No Windows XP, o assistente de instalação de novo hardware aparecerá, siga os passos abaixo:
  1. Quando aparecer a tela perguntando "Deseja que o Windows procure automaticamente o driver na internet?", selecione a opção "Não dessa vez" e clique em "Avançar". 
  2. Na tela que aparecer, selecione a opção "Instalar de uma lista ou local específico (Avançado)" e clique em "Avançar".
  3. Na próxima tela, verifique que a opção selecionada é a "Procurar melhor driver nestes locais". E nas caixas de seleção logo abaixo essa opção, desmarque a primeira, denominada "Pesquisar mídia removível (disquete, CD-ROM...)" e marque a segunda "Incluir este local na pesquisa:". Quando você fizer isso, o campo de pesquisa e o botão "Pesquisar" ficarão disponíveis.
  4. Clique então no botão "Pesquisar" e localize a pasta "FTDI USB Drivers" que se encontra no local "C:\arduino-0022\drivers\FTDI USB Drivers\" (se você seguiu os passos de instalação desse tutorial). Clique em "OK" para concluir a escolha da pasta.
  5. Agora clique em "Avançar" até concluir a instalação do driver. Pode ser que o Windows apresente uma tela dizendo que o driver pode não ser confiável. Clique na opção que diz para instalar assim mesmo!
  6. Quando a instalação terminar, o Windows dirá que o "USB Serial Converter" foi instalado. Clique em "Concluir" para finalizar a instalação.
  7. Nesse momento, outro assistente de instalação de hardware deve aparecer. Siga novamente os passos acima, mas desta vez, ao terminar o Windows dirá que o "USB Serial Port" foi instalado. Clique em "Concluir" para finalizar essa segunda instalação.
Você pode verificar se a instalação ocorreu com sucesso, acessando o Gerenciador de Dispositivos (na aba Hardware do item Sistema, no Painel de Controle). Procure na seção "Portas (COM & LPT)" pela entrada "USB Serial Port".

Instalando Arduino no Mac OS X

Após fazer o download, conforme indicado no início deste tutorial, a imagem de disco (.dmg) deve abrir automaticamente. Caso isso não aconteça, clique duas vezes sobre o arquivo "arduino-0022.dmg".

Para o Arduino UNO e Mega 2560, apenas copie a pasta do Arduino para sua pasta de Aplicações. Não é necessário instalar nenhum driver.

Se você estiver usando uma versão anterior (Duemilanove, Mega, Nano ou Diecimila) não esqueça de instalar o driver do FTDI, clicando duas vezes no arquivo "FTDIUSBSerialDriver_10_4_10_5_10_6.mpkg" e siga as instruções do instalador. Você precisará reiniciar o computador após a instalação do driver.

Instalando Arduino no Linux

Acredito que a instalação mais complicada de ser explicada é a do Linux, pois existem muitas distribuições diferentes e muitos detalhes a serem verificados. Vou fazer uma explicação geral aqui, pois entendo que o usuário do Linux é experiente. O próprio site do Arduino tem uma seção exclusivamente para detalhes sobre a instalação nas mais diversas distribuições do Linux, que podem ser encontradas no link abaixo:

http://www.arduino.cc/playground/Learning/Linux

De uma forma geral, a instalação no Linux depende da instalação dos seguintes programas (o jeito de instalar as opções abaixo depende da sua distribuição):
  • openjdk-6-jre (emmbora o java runtime da Sun deve funcionar também: sun-java6-jre)
  • avr-gcc (conhecido por "gcc-avr"), versão 4.3.2 ou versões 4.3.x (Versões 4.4.x e 4.5.x apresentam vários problemas)
    • Versão 4.3.0 tem um problema que afeta multiplicação de inteiros longos. Esta é a versão padrão do Ubuntu Intrepid (8.10). Verifique usando o comando "avr-gcc --version" e atualize-a se necessário.
    • Versões ateriores a 4.3.0  não suportam o ATmega328 (que vem com o Arduino Duemilanove).
    • Quem roda versões das distribuições como Hardy Heron (Ubuntu) ou Etch (Debian) e anteriores precisarão atualizar suas versões do avr-gcc.
  • avr-gcc-c++ (Senão você experimentará o erro: Cannot run program "avr-g++": java.io.IOException:Error=2: No such file or directory)
  • avr-libc
Efetue o download da última versão do Arduino para Linux, conforme indicado no início deste tutorial. Copie/extraia os arquivos baixados para um diretório (ou seu desktop) e rode o script do "arduino". Certifique-se que o diretório extraído não tenha espaços no nome.

Abrindo a IDE do Arduino

Lembra do "arduino.exe" que está na pasta "C:\arduino-0022", mostrado no começo do tutorial? Pois é hora de clicar duas vezes nesse arquivo. Isso fará com que o ambiente de desenvolvimento do Arduino inicie.

Configurando a IDE do Arduino

Com o ambiente iniciado, selecione o menu Tools > Boards e escolha a sua versão do Arduino. Se você está usando um Arduino UNO, a IDE já deve estar configurada por padrão. Mas não deixe de verificar essa opção.

No Windows, uma última coisa a ser verificada é no menu Tools > Serial Port. Selecione a porta COM do seu Arduino. Se você não sabe qual é a porta certa (caso tenha mais de uma), verifique no Gerenciador de Dispositivos (na aba Hardware do item Sistema, no Painel de Controle).

Caso seu Arduino seja o UNO, procure na seção "Portas (COM & LPT)" pela entrada "Arduino UNO (COMxx)", onde "xx" será o número da porta do Arduino.


Caso seu Arduino seja o Duemilanove, Nano ou Diecimila, procure na seção "Portas (COM & LPT)" pela entrada "USB Serial Port (COMxx)", onde "xx" será o número da porta do Arduino.
No Mac OS X, caso seu Arduino seja o UNO ou Mega 2560, a porta serial a ser escolhida deve ser a que começa com "/dev/tty.usbmodem", caso seja uma versão anterior do Arduino (Duemilanove, Mega, Nano ou Diecimila), a porta serial deve ter um nome que começa com "/dev/tty.usbserial".

Conclusão

Bom, espero ter conseguido cobrir as principais maneiras de se instalar o Arduino nos principais sistemas operacionais. Lógico que sempre existe uma situação em particular que não deve estar nesse artigo, mas para quem ainda está experimentando problemas ou tem dúvidas, utilize o campo de comentários para se expressar. Críticas, sugestões e informações adicionais são bem-vindas.

Obrigado!
Renato Aloi

28 comentários:

  1. Cara, ainda bem que encontrei esse tutorial! estava tomando a maior surra para instalar Duemilanove no win 7 64 bits. fiquei dois dias sem conseguir faze-lo funcionar, achei até que a placa estava zuada. kkkkk

    Valew ae, hein!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, parabéns pela sua iniciativa.
    Tou assistindo suas vídeo aulas e essa explicação de com instalar o soft poupou um bom tempo e dor de cabeça.
    Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Você está de parabens pela iniciativa, por ajudar o próximo com ótimos tutoriais, Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario!!!
      Valeu pelo apoio!!
      Abraços
      Renato

      Excluir
  4. ótimo tutorial cara...
    fiquei meia hora tentando instala o driver no windows 7 mas só com o seu tutorial q eu consegui.

    brigadão cara

    ResponderExcluir
  5. Amigo, parabéns.
    Seus materiais e treinamentos estão ótimo.
    boa sorte e obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Renato,

    Tenho que parabenizar você pela iniciativa.
    Valeu mesmo pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  7. o win 7 não reconhece o arduino será que ta queimado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!!!
      Participe do forum do curso Arduino, poste suas duvidas tecnicas la!!!
      Existem tópicos exclusivos separados por aula.
      http://www.seriallink.com.br/forum
      Abraços
      Renato

      Excluir
  8. Na boa, parabéns! Se não fosse esse tutorial, com o que veio no meu arduino eu nao ia conseguir, tava osso.. brigadãooo cara!

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei o tutorial... mais será que voce poderia me ajudar, é porque nao acho as portas COM & LPT, aparece apenas dispositivo desconhecido... e atualizo por ele mais o drive que esta na pasta da desconhecido...
    gostaria que me respondesse, ficarei grata.
    obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!!!
      Participe do forum do curso Arduino, poste suas duvidas tecnicas la!!!
      Existem tópicos exclusivos separados por aula.
      http://www.youtube.com/user/graccula?feature=guide
      Abraços
      Renato

      Excluir
  10. AMIGO,

    SOU PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA EM PETRÓPOLIS-RJ,GOSTEI MUITO DE SUA INICIATIVA,JÁ TRABALHO E CONHEÇO O ARDUINO HA ALGUM TEMPO,MAS PEGUEI BOAS DICAS COM VOCÊ,COISAS EM QUE EU DAVA UMA VOLTA DANADA E VOCÊ SIMPLIFICOU E MUITO.

    GOSTARIA DE SABER QUANDO EM 2013 VOCÊ VAI DISPONIBILIZAR AS AULAS DE AUTOMAÇÃO PREDIAL,POIS A PARTIR DE FEVEREIRO VOU COMEÇAR A MINISTRAR O MÓDULO DE AUTOMAÇÃO.

    EXCELENTE DIDÁTICA A SUA!!!!

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  11. estou vendo suas videos aulas excelente e prática com bom links sobre a instalação do drivers

    ResponderExcluir
  12. Renato, boa tarde.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Ontem comecei a ver seu videos e tem me ajudado muito.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Renato você está ajudando bastante no projeto da faculdade. Fico muito grato por você fazer tudo isso por nós. Espero um dia fazer igual a você. Obrigado por tudo. Vlw

    ResponderExcluir
  14. boa dica , tava com problema na extaçao do arquivo e vc esclareceu minhas duvidas
    Grato

    ResponderExcluir