- Instalar o programa de desenvolvimento (conhecido por IDE)
- Instalar o driver USB
Vamos começar pelo Windows. Não importa se é XP, Vista ou 7. Basta baixar a versão denominada apenas "Windows". Não existe instalador, o que você vai baixar é um arquivo compactado, do tipo ZIP. Para abrir este arquivo e descompactar a IDE do Arduino, você precisará de um programa chamado WinRar. Algumas versões de Windows lidam com arquivos ZIP de forma transparente, mas para todos os efeitos, segue o link do programa gratuito WinRar:
- Conecte a placa via cabo USB no computador. O assistente de instalação deve aparecer. Clique em "Avançar" até que o Windows diga que não conseguiu instalar o driver (não se preocupe, é assim mesmo). Clique em "Concluir" para dispensar o assistente.
- Clique então no menu "Iniciar" e selecione a opção "Painel de Controle".
- No painel de controle, clique no ícone "Sistema" (dependendo do Windows, pode estar dentro da categoria "Sistema e Segurança"). Na tela que aparecer, selecione "Hardware" e depois "Gerenciador de Dispositivos" (mais uma vez essa opção pode variar um pouco dependendo da versão do Windows).
- Procure pela opção "Portas (COM & LPT)". Clique no sinal de adição (+) correspondente a essa opção e uma entrada chamada "Arduino UNO (COMxx)" deve aparecer. Pode ser que você não encontre essa entrada na opção "Portas", se for esse o caso, procure por um "Dispositivo Desconhecido" na opção "Outros Dispositivos". Se você tiver mais de um dispositivo desconhecido, ou tiver dúvidas nesse ponto, desligue e religue o cabo do Arduino e preste atenção qual a entrada que some quando você desliga o Arduino e que reaparece quando você o reconecta.
- Clique então na entrada descrita no passo 4 com o botão direito do mouse para aparecer o menu de contexto. Selecione a opção "Atualizar driver...".
- Na tela que aparecer, selecione a opção "Instalar de uma lista ou local específico (Avançado)" e clique em "Avançar".
- Na próxima tela, verifique que a opção selecionada é a "Procurar melhor driver nestes locais". E nas caixas de seleção logo abaixo essa opção, desmarque a primeira, denominada "Pesquisar mídia removível (disquete, CD-ROM...)" e marque a segunda "Incluir este local na pesquisa:". Quando você fizer isso, o campo de pesquisa e o botão "Pesquisar" ficarão disponíveis.
- Clique então no botão "Pesquisar" e localize a pasta "Drivers" que se encontra no local "C:\arduino-0022\drivers\" (se você seguiu os passos de instalação desse tutorial). Atenção: NÃO escolha a sub-pasta "FTDI USB Drivers". Clique em "OK" para concluir a escolha da pasta.
- Agora clique em "Avançar" até concluir a instalação do driver. Pode ser que o Windows apresente uma tela dizendo que o driver pode não ser confiável. Clique na opção que diz para instalar assim mesmo!
- Clique em "Concluir" para finalizar a instalação.
http://arduino.cc/en/Guide/UnoDriversWindowsXP
Quando você conectar o Arduino via cabo USB, o instalador do Windows deve aparecer automaticamente.
No Windows Vista, selecione a opção "Instalar automaticamente" (Realmente funciona!)
No Windows 7 64 bits, baixe e utilize o driver do seguinte link:
http://www.ftdichip.com/Drivers/CDM/CDM20814_WHQL_Certified.zip
No Windows XP, o assistente de instalação de novo hardware aparecerá, siga os passos abaixo:
- Quando aparecer a tela perguntando "Deseja que o Windows procure automaticamente o driver na internet?", selecione a opção "Não dessa vez" e clique em "Avançar".
- Na tela que aparecer, selecione a opção "Instalar de uma lista ou local específico (Avançado)" e clique em "Avançar".
- Na próxima tela, verifique que a opção selecionada é a "Procurar melhor driver nestes locais". E nas caixas de seleção logo abaixo essa opção, desmarque a primeira, denominada "Pesquisar mídia removível (disquete, CD-ROM...)" e marque a segunda "Incluir este local na pesquisa:". Quando você fizer isso, o campo de pesquisa e o botão "Pesquisar" ficarão disponíveis.
- Clique então no botão "Pesquisar" e localize a pasta "FTDI USB Drivers" que se encontra no local "C:\arduino-0022\drivers\FTDI USB Drivers\" (se você seguiu os passos de instalação desse tutorial). Clique em "OK" para concluir a escolha da pasta.
- Agora clique em "Avançar" até concluir a instalação do driver. Pode ser que o Windows apresente uma tela dizendo que o driver pode não ser confiável. Clique na opção que diz para instalar assim mesmo!
- Quando a instalação terminar, o Windows dirá que o "USB Serial Converter" foi instalado. Clique em "Concluir" para finalizar a instalação.
- Nesse momento, outro assistente de instalação de hardware deve aparecer. Siga novamente os passos acima, mas desta vez, ao terminar o Windows dirá que o "USB Serial Port" foi instalado. Clique em "Concluir" para finalizar essa segunda instalação.
Instalando Arduino no Mac OS X
Após fazer o download, conforme indicado no início deste tutorial, a imagem de disco (.dmg) deve abrir automaticamente. Caso isso não aconteça, clique duas vezes sobre o arquivo "arduino-0022.dmg".
Para o Arduino UNO e Mega 2560, apenas copie a pasta do Arduino para sua pasta de Aplicações. Não é necessário instalar nenhum driver.
Se você estiver usando uma versão anterior (Duemilanove, Mega, Nano ou Diecimila) não esqueça de instalar o driver do FTDI, clicando duas vezes no arquivo "FTDIUSBSerialDriver_10_4_10_5_10_6.mpkg" e siga as instruções do instalador. Você precisará reiniciar o computador após a instalação do driver.
Instalando Arduino no Linux
Acredito que a instalação mais complicada de ser explicada é a do Linux, pois existem muitas distribuições diferentes e muitos detalhes a serem verificados. Vou fazer uma explicação geral aqui, pois entendo que o usuário do Linux é experiente. O próprio site do Arduino tem uma seção exclusivamente para detalhes sobre a instalação nas mais diversas distribuições do Linux, que podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.arduino.cc/playground/Learning/Linux
De uma forma geral, a instalação no Linux depende da instalação dos seguintes programas (o jeito de instalar as opções abaixo depende da sua distribuição):
- openjdk-6-jre (emmbora o java runtime da Sun deve funcionar também: sun-java6-jre)
- avr-gcc (conhecido por "gcc-avr"), versão 4.3.2 ou versões 4.3.x (Versões 4.4.x e 4.5.x apresentam vários problemas)
- Versão 4.3.0 tem um problema que afeta multiplicação de inteiros longos. Esta é a versão padrão do Ubuntu Intrepid (8.10). Verifique usando o comando "avr-gcc --version" e atualize-a se necessário.
- Versões ateriores a 4.3.0 não suportam o ATmega328 (que vem com o Arduino Duemilanove).
- Quem roda versões das distribuições como Hardy Heron (Ubuntu) ou Etch (Debian) e anteriores precisarão atualizar suas versões do avr-gcc.
- avr-gcc-c++ (Senão você experimentará o erro: Cannot run program "avr-g++": java.io.IOException:Error=2: No such file or directory)
- avr-libc
Abrindo a IDE do Arduino
Lembra do "arduino.exe" que está na pasta "C:\arduino-0022", mostrado no começo do tutorial? Pois é hora de clicar duas vezes nesse arquivo. Isso fará com que o ambiente de desenvolvimento do Arduino inicie.
Configurando a IDE do Arduino
Com o ambiente iniciado, selecione o menu Tools > Boards e escolha a sua versão do Arduino. Se você está usando um Arduino UNO, a IDE já deve estar configurada por padrão. Mas não deixe de verificar essa opção.
No Windows, uma última coisa a ser verificada é no menu Tools > Serial Port. Selecione a porta COM do seu Arduino. Se você não sabe qual é a porta certa (caso tenha mais de uma), verifique no Gerenciador de Dispositivos (na aba Hardware do item Sistema, no Painel de Controle).
Caso seu Arduino seja o UNO, procure na seção "Portas (COM & LPT)" pela entrada "Arduino UNO (COMxx)", onde "xx" será o número da porta do Arduino.
Caso seu Arduino seja o Duemilanove, Nano ou Diecimila, procure na seção "Portas (COM & LPT)" pela entrada "USB Serial Port (COMxx)", onde "xx" será o número da porta do Arduino.
No Mac OS X, caso seu Arduino seja o UNO ou Mega 2560, a porta serial a ser escolhida deve ser a que começa com "/dev/tty.usbmodem", caso seja uma versão anterior do Arduino (Duemilanove, Mega, Nano ou Diecimila), a porta serial deve ter um nome que começa com "/dev/tty.usbserial".
Conclusão
Bom, espero ter conseguido cobrir as principais maneiras de se instalar o Arduino nos principais sistemas operacionais. Lógico que sempre existe uma situação em particular que não deve estar nesse artigo, mas para quem ainda está experimentando problemas ou tem dúvidas, utilize o campo de comentários para se expressar. Críticas, sugestões e informações adicionais são bem-vindas.
Obrigado!
Renato Aloi
Cara, ainda bem que encontrei esse tutorial! estava tomando a maior surra para instalar Duemilanove no win 7 64 bits. fiquei dois dias sem conseguir faze-lo funcionar, achei até que a placa estava zuada. kkkkk
ResponderExcluirValew ae, hein!!
Muito bom esse tutorial, valeu.
ResponderExcluirObrigado pelo comentario!!!
ExcluirAbraços
Renato
Cara, parabéns pela sua iniciativa.
ResponderExcluirTou assistindo suas vídeo aulas e essa explicação de com instalar o soft poupou um bom tempo e dor de cabeça.
Valeu mesmo!!
Você está de parabens pela iniciativa, por ajudar o próximo com ótimos tutoriais, Fica com Deus.
ResponderExcluirMuito útil, bela iniciativa!
ResponderExcluirAmigo, parabéns.
ResponderExcluirSeus materiais e treinamentos estão ótimo.
boa sorte e obrigado.
Boa noite Renato,
ResponderExcluirTenho que parabenizar você pela iniciativa.
Valeu mesmo pelo tutorial!
Obrigado pelo comentario!!!
ExcluirAbraços
Renato
o win 7 não reconhece o arduino será que ta queimado?
ResponderExcluirObrigado pelo comentário!!!
ExcluirParticipe do forum do curso Arduino, poste suas duvidas tecnicas la!!!
Existem tópicos exclusivos separados por aula.
http://www.seriallink.com.br/forum
Abraços
Renato
Na boa, parabéns! Se não fosse esse tutorial, com o que veio no meu arduino eu nao ia conseguir, tava osso.. brigadãooo cara!
ResponderExcluirOi adorei o tutorial... mais será que voce poderia me ajudar, é porque nao acho as portas COM & LPT, aparece apenas dispositivo desconhecido... e atualizo por ele mais o drive que esta na pasta da desconhecido...
ResponderExcluirgostaria que me respondesse, ficarei grata.
obrigada =)
Obrigado pelo comentario!!!
ResponderExcluirAbraços
Renato
AMIGO,
ResponderExcluirSOU PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA EM PETRÓPOLIS-RJ,GOSTEI MUITO DE SUA INICIATIVA,JÁ TRABALHO E CONHEÇO O ARDUINO HA ALGUM TEMPO,MAS PEGUEI BOAS DICAS COM VOCÊ,COISAS EM QUE EU DAVA UMA VOLTA DANADA E VOCÊ SIMPLIFICOU E MUITO.
GOSTARIA DE SABER QUANDO EM 2013 VOCÊ VAI DISPONIBILIZAR AS AULAS DE AUTOMAÇÃO PREDIAL,POIS A PARTIR DE FEVEREIRO VOU COMEÇAR A MINISTRAR O MÓDULO DE AUTOMAÇÃO.
EXCELENTE DIDÁTICA A SUA!!!!
OBRIGADO
estou vendo suas videos aulas excelente e prática com bom links sobre a instalação do drivers
ResponderExcluirRenato, boa tarde.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho.
Ontem comecei a ver seu videos e tem me ajudado muito.
Parabéns.
salvou meu dia obrigado!!!!!
ResponderExcluirRenato você está ajudando bastante no projeto da faculdade. Fico muito grato por você fazer tudo isso por nós. Espero um dia fazer igual a você. Obrigado por tudo. Vlw
ResponderExcluirboa dica , tava com problema na extaçao do arquivo e vc esclareceu minhas duvidas
ResponderExcluirGrato
Muito obrigado Renato! Com outro tutorial eu não estava conseguindo instalar - com o seu deu certo,
ResponderExcluirgrande abraço
Obrigado Renato... Você é o cara!
ResponderExcluirestou com um arduino mega 2560 e nao consigo instalar o driver, acho que o win7 nao está o reconhecendo. voce poderia me ajudar?
ResponderExcluirEstou com o Arduino UNO e ao conectar a placa no Note a placa não da sinal de vida, poderia me ajudar?
ResponderExcluirbom dia Renato, eu queria saber se você conhece o programa scilab, se conhecer, saberia me informar como utilizar ele para programar Arduino.
ResponderExcluirRenato Parabéns muito bom o tutorial ..
ResponderExcluirVc não faz mais tutorial para o canal do YouTube?
ResponderExcluirObrigado pelo excelente tutorial muito bem explicado!
ResponderExcluir