domingo, 1 de maio de 2016

Porque o Curso Arduino Não Publica Mais Vídeos Como Antigamente



Pessoal, bom dia!

Resolvi escrever esse post para explicar porque não publico mais vídeos do Curso Arduino (como publicava em 2011), no canal do Youtube: http://www.youtube.com/cursoarduino

O que acontece na prática é que dá muito trabalho gravar aulas, editar, compilar e publicar todo material de uma aula. Leva muito tempo e muita dedicação.

Em 2011, no Brasil, tínhamos uma economia estável e, na época, eu criei uma loja de componentes eletrônicos para sustentar o trabalho que fazia com as aulas do Curso Arduino.

A loja funcionou bem (na medida do possível, pois eu nunca fui bom lojista) até o segundo semestre de 2014. Foi nessa época o dólar subiu de mais ou menos R$ 2,00 para R$ 4,00, dobrando de valor.

Essa alta do dólar quebrou a Loja do Curso Arduino instantaneamente!

Tentei manter a loja funcionando até o início de 2015, mas como tive que tirar dinheiro de algum lugar para comprar Arduinos e Módulos pelo dobro do preço, para atender os clientes que já haviam comprado pelo valor antigo, acabei me endividando com os Correios. Sem os Correios, não tinha como enviar mais as encomendas. Aí tive que fechar de vez a loja.

Desde então tive que voltar a fazer projetos para clientes da indústria. E tenho que visitar clientes por todo o Brasil. Desmontei meu laboratório e coloquei o essencial em algumas caixas para levar nos clientes. Então agora não tenho mais um espaço dedicado para fazer as aulas. Por isso para mim agora é tão difícil gravar aulas, responder dúvidas e publicar material do Curso Arduino nas mídias sociais da Internet.

Estou esperando a economia estabilizar novamente e também estou fechando parcerias com lojas e fabricantes de módulos para poder voltar a sobreviver. Mas como está tudo tão instável no Brasil, continuo esperando por tempos melhores.

Abraços,
Renato Aloi

4 comentários:

  1. Todos os que lhe acompanham entendem a situação e agradece pelo empenho das suas ótimas video aulas. Em um pais onde o desenvolvimento eletrônico / automação / robótica não é da importância do governo, temos a necessidade de pessoas com boa vontade para trazer para o Brasil esse sistema de desenvolvimento interessante e ensinar os passos de utilização.

    ResponderExcluir
  2. É cruel mesmo um bom trabalho que poderia ter recebido até apoio de um ponto governamental pois seria uma forma de trazer conhecimento.Mas preferem doar dinheiro a artistas, não tenho nada contra ,mas o que precisamos em um pais como o nosso é cultura intelectual e não esses frevos por ai .Mas fazer o que né sinto meu amigo acompanhava o seu trabalho desde o principio e torcia que ele tivesse muito a frente .

    ResponderExcluir
  3. Renato, vc. foi meu principal tutor no mundo Arduino. muito obrigado, e torço para que tudo se resolva para você..

    ResponderExcluir
  4. Pretende voltar com o canal "Curso Raspberry Pi" ou ele acabou de vez?!

    ResponderExcluir