segunda-feira, 25 de abril de 2016

Entenda o Limite da Internet Fixa

Acabei de ver um consultor da Globonews falando bobagem na TV, respondendo perguntas. A primeira pergunta que ele respondeu foi:

Qual a diferença entre limite de velocidade e limite de dados?

O que o consultor da Globo respondeu foi uma bobagem tão grande que não consigo repetir aqui, então vamos entender isso!

O limite de velocidade é na verdade a capacidade contratada da sua Internet, ou seja, 1Mbps ou 10Mbps, ou 100Mbps etc.

O limite de dados é a quantidade de dados que você consome em um período. Por exemplo, um episódio de série costuma ter de 300MB a 700MB.

Ahh, mas qual a diferença entre MB e Mbps? 

Já vamos entender isso. Mas antes vamos imaginar que você alugue um apartamento. Qual a sua franquia de uso do apartamento?

Você deve poder ficar dentro do apartamento todos os 30 dias do mês, por todas as 24 horas de cada dia, por todos os 60 minutos de cada hora e por todos os 60 segundos de cada minuto, certo?

Ou seja, limitar o uso do apartamento seria o mesmo que limitar os dados de uma internet fixa.

Seria o mesmo que você pagar um aluguel, por exemplo, para usar o apartamento desde que você não fique mais de 10 dias dentro dele! Se você quiser ficar mais que 10 dias, teria que pagar a mais!

Isso que estão querendo fazer com a nossa Internet! Vejamos, o que seriam 30 dias em segundos?

Estamos falando de 30d x 24h x 60m x 60s = 2.529.00 (dois milhões, quinhentos e noventa e dois mil ). Ou seja, em 30 dias temos mais de 2,5 milhões de segundos.

Vamos imaginar agora que temos uma Internet de 10Mbps (Milhões de bits por segundo). Sendo assim podemos baixar 10 milhões de bits por segundo. Mas o cálculo do tamanho de arquivos é feito em bytes e não em bits. Então temos que dividir esse valor por 8 (que é o tamanho de 1 byte, em bits).

Temos então 1.250.000 (um milhão, duzentos e cinquenta mil) bytes que podemos baixar por segundo em nossa Internet de 10Mbps.

Continuando, temos que 1.250.000 bytes são 1,19MB de dados (calculando 1.250.000 dividido por 1024 e dividido de novo por 1024).

Ahhh, então se alguém me ligar oferecendo 2GB por mês de franquia de dados é bastante né?

Não é não! Faça as contas! Se você consegue baixar 1,19MB por segundo e o mês tem mais de 2,5 milhões de segundos, então sua franquia total é de mais ou menos 3 MIL Gigabytes por mês!!!

Se alguém disser pra você que 2GB por mês é muito pra você baixar o que você quiser, você então responde:

Mas minha franquia atual é de 3 mil GB por mês! Ou seja, 2,8 Terabytes por mês! O que você está me oferecendo não é nem 0,1% da franquia que tenho agora!?

Espero que tenha ajudado quem tem dúvidas nesse assunto, pois é realmente complicado entender os cálculos de bits por segundos e entender quantos Gigabytes podemos baixar por mês.

Então não se engane, se você tem uma Internet de 10 Megabits por segundo, (Mbps) você pode baixar até 3 mil Gigabytes por mês.

E 10Mbps (Megabits por segundo) é limite de velocidade, ou seja a capacidade que a rede de Internet que você contratou tem de baixar dados por segundo.

Já 10MB (Megabytes) é um tamanho de dados, que representa 80 milhões de bits!

Não confunda Mbps com MB, que seria o mesmo que confundir 60Km/h (que é uma medida de velocidade) com 60Km (que é uma medida de distância).

Abraços,
Renato Aloi

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo meu caro Reto Aloí.

    ResponderExcluir
  2. Aloi . Muito válido a observação . Funciona com pré pago, ai quero ver. ...

    ResponderExcluir