quinta-feira, 21 de maio de 2015

Eu, Eu Mesmo e o Android

Bom dia Arduineiros, Androideiros, Raspizeiros!

Venho por meio desta declarar que prefiro programar em Objective-C do que configurar um aparelho Android!

Quem conhece Objective-C, sabe do que estou falando. O pessoal da Apple pegou o C++ virou de ponta-cabeça!

Nesse quesito ponto para o Android que se baseou no Java em vez de criar uma linguagem nova.

Mas essa questão das versões do Android é de matar!

Para resumir as experiências desde meu último post frustrado, vejam se eu não tenho razão em estar frustrado:

0. Tentei instalar o AI2 Companion e o Android disse que não havia espaço...
1. Resetei o aparelho Andoid Gingerbread 2.3.6
2. Perdi todas as informações do SD Card
3. Formatei o SD Card com 2 partições para usar o Link2SD
4. Resetei o aparelho de novo e ele formatou o SD Card com 1 partição
5. Formatei de novo o SD card com 2 partições
6. Acessei o Playstore e tive que acessar com a conta do Google
7. Levei 2 horas para recuperar a senha da minha conta do Google
8. Ao tentar logar na PlayStore ficava dando erro dizendo que minha conexão não era fidedigna
9. Percebi uma série de problemas de autenticação de certificado na hora de navegar em qqer site.
10. Gerei uma palavra-chave nova, registrei no SDCard e depois resetei as chaves de segurança
11. Formatei o Android tudo de novo.
12. Finalmente consegui logar na minha conta do google!
13. Consegui baixar o Link2SD e configurei ele na segunda partição do SDCard.
14. Baixei o QRCode reader
15. Acessei o AI2 e apontei para o QRCode, que me levou direto para o link de Download do AI2 Companion.
16. Descobri que o AI2 Companion não instala no Android Gingerbread...
17. Vou ter que começar tudo de novo, mas agora com o APPInventor1, ao invés do 2. Pois o AppInventor 1 acredito que funciona no meu Android 2.3.6

Bom, vcs devem estar se perguntando: puxa Renato, mas você não verificou se funcionava no Android Gingerbread? Esse é o pior, eu verifiquei e apostei minhas fichas nisso!

Leiam a ultima linha dessa página:
http://appinventor.mit.edu/explore/ai2/setup.html

Agora, depois de ver no documento oficial deles que o requisito mínimo de hardware é um Android Gingerbread 2.3.

Só pra lembrar o meu é um Android Gingerbread 2.3.6, então...

Enfim, as aulas sobre AppInventor vão demorar mais um pouco. E se alguém quiser doar um tablet/celular com Android KitKat, eu ficaria muito feliz!

Infelizmente não tenho dinheiro nem pra comprar uma versão mais atual para testes.

Ah! Uma última coisa: não dá pra usar o emulador, pois ele não tem bluetooth para comunicar com o Arduino.

Se alguém tiver alguma ideia sobre usar o emulador eu ficaria mais feliz ainda!

Abraços
Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário