quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Arduino falsificado?

Pessoal,

Ontem me deparei com um tutorial meio estranho: Diferenças entre um Arduino verdadeiro e um falso:

http://www.comofazerascoisas.com.br/diferencas-entre-um-arduino-verdadeiro-e-um-falso.html

Achei tão estranho ver um artigo desses. Outro dia um cliente reclamou que eu estava vendendo na minha loja Arduino falsificado:

http://seriallink.com.br/loja/product_info.php?cPath=26&products_id=192

Puxa, fiquei incomodado com isso. Mas agora entendo que é uma discussão em andamento. Realmente eu não uso a palavra "Original" ou "Italiano" no anúncio justamente para não gerar problemas com esse assunto.

Eu mesmo sou fabricante e não gosto quando meus produtos são falsificados. E isso acontece muito. Só ir na Santa Ifigênia que você compra DVD's piratas do Curso Arduino. Sim, eu mesmo já comprei meus próprios vídeos. Tenho aqui até a nota fiscal de uma loja que se diz idônea.

Mas eu realmente não vou opinar nesse assunto. Gosto de opinar em assuntos que geram resultados, e essa discussão não vai levar a nada.

Os fatos são:

1. A plataforma do Arduino é aberta e pode ser utilizada para criação de projetos comerciais, desde que sejam respeitados alguns pontos que não vou citar aqui.
2. Arduino é uma marca registrada da empresa chamada Arduino SA

Tudo isso pode ser verificado neste link (em inglês):

http://arduino.cc/en/Main/CopyrightNotice

Os projetos desenvolvidos utilizando a plataforma Arduino (não a marca!), em parte ou na totalidade, precisam adotar a mesma licença chamada ShareAlike3.0 (informações no link acima).

Pronto, esses são os fatos. Como ainda não vi Massimo Banzi ou David Cuartielles, os criadores do Arduino, e principais interessados na marca, se manifestarem sobre o assunto, vou continuar trabalhando em coisas que produzam alguma coisa.

Falando nisso, a Aula 3 do Curso Arduino Automation está demorando, pois estou gravando a Aula 4 também e preparando um Kit especial do Automation para vocês em 2014! Aguardem!

Ah! Quase esqueci! Vai sair no boletim, mas em primeira mão:

Quem comprou a pré-venda do Curso Arduino Automation em 2013 vai ter desconto no compra do Kit Automation!

Abraços,
Renato

7 comentários:

  1. Excelente Renato, estou aguardando o lançamento

    ResponderExcluir
  2. Olá. Primeiro Parabéns pelas tuas aulas e tua didática cara!
    Se fosse fazer um curso presencial não teria outro professor.
    Vc me fez ter gosto pela eletrônica de micro controlação por fazer parecer tão fácil. Não tenho como agradecer.

    Tb ví esse video sobre o original e cópia. Se foi o mesmo video q ví, o cara não deu muita sorte pq a clone dele parecia ser de péssima qualidade. Comprei um clone.

    Ela é perfeita, os leds da placa verdes e amarelos e não vermelhos como a placa do sujeito do video. Enfim, a minha ( uno ) tem um acabamento perfeito e tem uma resposta excelente de comunicação com o ide. To com ela há 2 meses. Então sinceramente não vejo grandes alardes qto a isso mesmo pq no video ele falou q as 2 tem o mesmo preço coisa q faz muito sentido. Acredito q a original vinda da itália deve custar o dobro pra fazer e exata mesma coisa com praticamente a mesma qualidade. Então to totalmente desencanado em relação a isso.
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Sim você está comercializando arduinos falsificados!!

    http://arduino.cc/en/Products/Counterfeit#.UwDr1fkZrRI

    Você não tem autorização para utilizar o nome nem o símbolo "arduino"

    ResponderExcluir
  4. Essas placas vêm com a inscrição "Made in Italy", com o nome "Arduino", e com layout, cores, fontes e inscrições idênticas ao Arduino italiano, de modo a ficarem idênticas ao Arduino original. Isso não é falsificação?

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelos comentários pessoal! Só acho estranho brasileiros reivindicando tanto pela marca Italiana, quando eu disse que meus DVD's estão sendo pirateados e ninguém falou nada... Vara que bate em Chico não bate em Francisco? Pensem nisso. Abraços, Renato

    ResponderExcluir
  6. Brasileiro é assim mesmo. Quando a gente faz algo bacana, quiça criativo, os caras fuçam a net, principalmente em lingua inglesa em busca de alguém ter feito temporalmente algo antes da gente, pra depois apontar. Óhhh, já fizeram! É nada novo. Enfim.

    Arduino tem uma licença flexivel, provavelmente o próprio esquema da placa disponibilizado já vem com a marca arduino estampada.

    É como o Aloi disse, se nem os caras estão reclamando.

    E realmente sei como é algo que a gente fez ser copiado.

    Mas desanima não Aloi, muita gente reconhece o que tu faz, eu incluso. Aprendi muito com seus videos, apesar deles poderem ter um maior cuidado estético.

    Até

    ResponderExcluir
  7. Olá todos!!! Renato, provavelmente o cliente que você comenta que reclamou fui eu. Eu faço mestrado em química e meu projeto é construir um fotômetro NIR para análise do teor de biodiesel no óleo diesel. Quando descobri o Arduino, suas aulas foram fundamentais para meu início na eletrônica e programação necessárias para meu projeto. Muito bom trabalho você faz. Na época meu orientador pediu para que eu comprasse uma placa arduino para testarmos se o que eu queria fazer daria certo. Antes de comprar, eu ví esse vídeo sobre a diferença entre o falso e o verdadeiro. Entendo o seus argumentos, mas colocando-se do lado do consumidor, no caso eu, penso o seguinte: Ok que é uma plataforma aberta e que qualquer um pode reproduzi-la. Mas qual a garantia de que todos que reproduzem vão faze-lo com qualidade ou sem defeito. Por isso quis comprar o original. Você garante o seu, pois você quem faz e sabe que faz com qualidade. Inclusive o que eu comprei a você está funcionando perfeitamente e permitiu com que meu projeto desse certo. Mas o consumidor não tem essa certeza tratando-se de Brasil. Nos sites em que pesquisei, o que tinha o mais barato e que não dizia que não era o original era o da Serial Link.

    Obrigado pelas aulas que continuam sendo muito úteis para mim e agradeço também por dar atenção por esse assunto que incomoda tanto a você como a mim.

    ResponderExcluir