quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Futuro da automação apareceu no horizonte?

Pessoal,

Muita gente me escreve, ansiosa para trabalhar no ramo de Automação Residencial (conhecido por Domótica). Recebo muitos emails e solicitações nas redes sociais de pessoas me perguntando sobre rumos e tecnologias para essa área.

Uma coisa posso dizer com certeza: estou tão perdido quanto vocês! Estamos vivendo um momento parecido com o da criação do computador pessoal, o famoso PC. Na época ninguém sabia o que fazer com aquela peça de mobília (na época, não se passava de um equipamento decorativo, uma máquina de escrever melhorada).

Mas hoje, tudo está diferente! Temos a necessidade, mas não temos a plataforma! Está tudo ao contrário. Trinta anos atrás a gente não sabia o que fazer com um computador. Hoje, a gente não sabe o que fazer sem um! Seja na forma de PC, de notebook, de celular, tablet, etc. Todos são computadores!

E o Arduino? É um computador? No termo mais simples da palavra, sim! O Arduino também é um computador, com características bem limitadas, mas ele se vira sozinho.

Mas quando falo em computador, estou falando em um equipamento onde possamos instalar um Apache, um PHP, um MySQL etc. Isso não dá pra ser feito no Arduino.

E o cenário que vem nascendo no horizonte, não está satisfeito apenas com o Arduino controlando tudo em uma casa, escritório, comércio, enfim... Falta poder de processamento!

É fato, o Arduino já ganhou seu lugar ao Sol! Sem ele, acionar relês, efetuar leitura de sensores é um pesadelo. Programar portas de uso geral em um Linux não é uma tarefa fácil nem mesmo para o programador avançado. Mas comunicar via Serial, isso sim é fácil no Linux e no Arduino. Aí nasce a luz no fim do túnel...

Só agora o hardware que parece ser o definitivo para essa plataforma que suporta Linux, está chegando. Ainda meio tímido, mas promete. Ele é o Raspberry PI, um projeto britânico, que trouxe o ARM para o mundo real. Assim como o Arduino fez com a linha megaAVR.

Já desenvolvi totens com o Friendly ARM e o Arduino, mas ele não conseguiu o alcance que o Raspberry PI está conseguindo. Nem mesmo Beaglebone, entre outras plataformas ARM.

Resumindo a ópera, a Era dos PC's está chegando ao fim. Chega de partes móveis! Um computador de verdade não pode ter nada girando! Os computadores baseados em ARM vão substituir os x86 para esses tipos de aplicações que não precisam de alto desempenho de hardware.

Afinal de contas não precisamos de um Quad Core, com 4GB de RAM e 500GB de HD, para rodar um servidor Apache PHP, que vai comandar o Arduino que, por sua vez, vai controlar a iluminação de nossa casa... Penso que um ARM9 400Mhz com 64MB de RAM e 2GB de SDCARD é suficiente.

Abraços,
Renato

3 comentários:

  1. Como você, estou estudando muito essa área, principalmente a questão de negocio, e acho que dificilmente uma empresa ira emplacar vendendo um produto que controla a casa toda, posso estar enganado, mas produtos mais simples como a lampada da philips: hue connected, ou vários outros projetos do gênero, tem mais chance de emplacar, esse produtos podem talvez trabalhar com um microcontrolador simples e deixar a parte "Smart" para o Smartphone do usuário, diminuindo o custo final, posso estar enganado mais tenho dificuldade em ver um produto muito amplo sendo vendido facilmente no varejo, hoje o que eu vejo é a automatização como um serviço personalizado e elitizado, e pessoalmente eu queria velo como um produto popular.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o seu ponto de vista, a sociedade está cada vês mais a produzir soluções focalizadas, isto graças ao que plataformas como o arduino simplificou o "DIY"
    Muito bom artigo parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Caro colega, compartilho dessa inquietação, de está perdido, sem saber o que fazer direito. Estudo o Arduino, palestro sobre o Arduino, tenho o Raspbeery Pi, mas diante de tantas possibilidades, acabo ficando deslumbrado e querendo fazer tudo ao memso tempo, sem ter tempo pra tudo, compartilho tudo isso que vc e os demais estão sentindo e peço que, quando alguém acgar um norte, por gentileza me oriente também rsrsr.

    ResponderExcluir