Pessoal,
Estou de volta com mais um post, resultado dos meus estudos sobre comunicação sem fio (wireless). Quem acompanha meu trabalho conhece esse dilema através do Raduino, que é um projeto de Rádio Frequência para o Arduino.
A princípio minha proposta era fazer um clone do XBee, mas muitas coisas aconteceram e resolvi simplificar.
Gosto muito destes módulos RF de 433Mhz, conforme link:
http://seriallink.com.br/loja/product_info.php?cPath=32&products_id=62
São módulos baratos e funcionais. O único problema desses módulos é que não existe nenhuma implementação bacana de encoder/decoder para facilitar o trabalho do hobbista em Arduino.
Na verdade existe a VirtualWire, conforme link:
http://www.airspayce.com/mikem/arduino/index.html
Mas essa biblioteca é complicada de utilizar e de ajustar o buffer inicial que é de 2 bytes. Então não existe nada para o iniciante, que de forma simples, possa utilizar esses Kits Wireless 433Mhz sem precisar conhecer muito sobre portabilidade de tipos, redimensionamento de arrays etc.
Enfim, ainda tem muito trabalho pela frente, mas hoje venho através desse blog, lançar o biblioteca RFremote, que criei para uma utilização bem simples: detectar acionamento de controles remotos de portões de garagem ou de alarme de carros.
A maioria desses controles de alarme e portão, utilizam um padrão de frequência de 2Khz (já vi alguns de 4Khz), que é facilmente detectado em amostragens de 500us (micro-segundos).
Criei então essa biblioteca para detectar comandos desses controles remoto. Na verdade, funciona exatamente como a IRremote, que faz a mesma coisa para controles remoto infra-vermelhos. Ou seja, basta carregar o exemplo RFrecvDemo e pressionar o botão do controle remoto. Uma linha de comando aparecerá no terminal Serial. Essa linha precisa ser copiada para o outro exemplo RFTest.
Pronto, isso é suficiente para mapear um botão via rádio-frequência; e começar a utilizar seu controle do portão da garagem no Arduino!
O circuito deve ser montado conforme segue:
E a biblioteca RFremote pode ser baixada pelo link:
https://github.com/renatoaloi/RFremote
Abraços,
Renato
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Renato. Parabéns pela iniciativa. Utilizei a sua biblioteca. Não funcionou bem para mim... Muito instável, até que aprendi a detectar os padrões do meio dos códigos capturados mas mesmo assim não está confiável. Tentei varias vezes.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirÓtimo artigo. Uma coisa que estou interessado é em utilizar o emissor de rf433
Como faço?