terça-feira, 13 de março de 2012

Arduino PWM

O Exemplo “Fading” (File>Example>Basics>Fade) demonstra o uso da saída analógica (PWM) para esvanecer um LED. Este exemplo está disponível no menu do Arduino: File->Sketchbook->Examples->Analog.

Modulação por Largura de Pulso, ou PWM (do inglês Pulse Width Modulation), é uma técnica de amostrar o sinal analógico em termos digitais. Controle digital é usado para criar uma onda quadrada, um sinal alternando entre ligado e desligado. Este padrão ligado/desligado pode simular voltagens entre totalmente ligado (5 Volts) e desligado (0 Volts), alternando a porção de tempo que o sinal gasta ligado contra o tempo que o sinal gasta desligado. A porção de tempo “ligada” é chamada de largura de pulso. Para variar valores analógicos, você muda, ou modula a largura de pulso. Se você repetir esse padrão ligado/desligado rápido suficiente com um LED, por exemplo, o resultado é como se o sinal fosse uma voltagem estável entre 0~5V, controlando o brilho do LED.
No gráfico abaixo, as linhas verdes representam um período regular de tempo. Esta duração, ou período, é o inverso da frequência do PWM. Em outras palavras, com a frequência do PWM do Arduino por volta de 500Hz, as linhas verdes devem medir 2 milissegundos, cada. Uma chamada na função analogWrite() está na escala de 0~255, tanto que analogWrite(255) aciona um ciclo de trabalho (duty cycle) de 100%, e analogWrite(127) é um duty cycle de 50% (na metade do tempo), por exemplo.

Uma vez que você executar esse exemplo, sacuda seu Arduino para frente e para trás. O que você está fazendo é essencialmente mapeando o tempo através do espaço. Para seus olhos, o movimento desfoca o piscar do LED em uma linha. No esvanecer do LED, ligando e desligando, essas linhas vão brilhar e encolher em comprimento. Agora você está vendo a largura de pulso.

Written by Timothy Hirzel

Traduzido para pt-BR por Renato Aloi

Nenhum comentário:

Postar um comentário