sábado, 3 de dezembro de 2011

Material de Apoio do Curso Arduino (Aulas 7-8)


Pessoal,

Segue esquema elétrico da solução apresentada nas aulas 7 e 8 do Curso Arduino:



Abaixo temos o código da montagem feita na aula 8, para acionamento de um motor, a partir de um botão:

byte BOTAO = 0;
byte MOTOR = 0;

byte PORTA_B = 10;
byte PORTA_M = 8;

void setup()
{
pinMode(PORTA_B, INPUT);
digitalWrite(PORTA_B, 1); // Liga PullUp!

pinMode(PORTA_M, OUTPUT);
digitalWrite(PORTA_M, 0); // Motor Deslig.
}

void loop()
{
BOTAO = digitalRead(PORTA_B);
if (BOTAO == 0)
{
MOTOR = !MOTOR;
digitalWrite(PORTA_M, MOTOR);
delay(500);
}
delay(1000);
}

Abraços,
Renato Aloi

16 comentários:

  1. Renato, parabéns por sua iniciativa, ontem fui apresentado ao seus vídeos, e ontem mesmo assisti a todos, hehe. gostei muito. fiquei com um bilhão de duvidas nessa parte de eletronica, aula 7/8, como saber qual resistencia, transistor ou capacitor é o melhor para cada situação.

    E uma outra duvida. existe a possiblidade do motor dc ser ligado e inverter a corrente sem precisar de reles?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Raphael,

    Valeu pelos seus comentários! Dúvidas vão surgindo, é normal. No começo são muitas, mas depois que vc queima seu primeiro transistor, ou porta do Arduino, essas dúvidas pioram um pouquinho, mas é assim mesmo!
    Vc precisa ver os datasheets dos componentes para verificar qual corrente eles operam. Por exemplo, quando vc vai ligar um aparelho na tomada, vc primeiro verifica se é 110 ou 220 ou ainda bivolt, né? Com os componentes vc faz a mesma coisa, investiga seus datasheets para saber se eles atendem os requisitos do seu projeto.

    Quanto a inverter o Motor DC, pesquise sobre "Ponte H" junto com a expressão "Motor DC" e vc verá exemplos de como fazer isso.

    Valeu por assistir!
    Abraços,
    Renato

    ResponderExcluir
  3. ola Renato
    vi seu video no youtube, foi excelente.
    sou tecnico em informatica e tenho conhecimento de eletronica
    O arduino pode me ajudar no sentido de monitorar meu roteador, executando um ping para um determinado site, qdo o roteador travar, o arduino deve acionar um relé por 3 segundos para desligar o nobreak e em seguida acionar de novo p ligar o nobreak, com isso o roteador vai reiniciar.
    Entao gostaria de um programa que efetuasse essa tarefa, como devo proceder ?

    obrigado e parabens pelo tutorial

    Antonio

    ResponderExcluir
  4. estou gostando muito das aulas
    é muito explicativas esta min ajudando muito
    estou começando agora.
    até mas

    ResponderExcluir
  5. Olá Renato,

    tenho acompanhado todas as suas aulas Parabéns pela iniciativa e pela forma de explicar. São todas muito didáticas. Tenho ido com calma. Parei na oito. Fico inventado exercícios pra mim mesmo para fixar as aulas. As aulas 7 e 8 estão me dando um cero trabalho, geraram muita dúvidas, mas estou estudando e tentado me virar por aqui. Será que você poderia me fazer um grande favor ? Escrever uma lista de componentes eletrônicosque eu deveria comprar para ir acompanhando suas aulas e desenvolver uns projetinhos depois. Tenho o arduíno uno, uns resistores, potênciometros, leds, uma protoboard, os jumpers.. só coisas básicas. Poderia me passar algumas especificações de diodos, transistore, reles e o que mais você achar conveniente, por favor ? Gostaria de acompanhar seu curso direitinho até o fim.

    Desde já agradeço,

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!!!
      Voce encontra todas os itens utilizados no Curso Arduino no Youtube (http://www.youtube.com/user/graccula?feature=guide), na loja do curso Arduino,
      http://www.seriallink.com.br/loja
      Abraços
      Renato

      Excluir
  6. Sigo firme no curso! Parabéns Renato!

    ResponderExcluir
  7. Estou assistindo seus vídeos no youtube.São todos ótimos.Sou técnico eletrônico, fazendo o último ano de engenharia elétrica e estou para fazer meu TCC.Vou usar o arduíno o qual eu não conhecia para fazer um circuito de automação residencial.Estou aprendendo bem e espero fazer um ótimo TCC.
    Obrigado.

    Fábio

    ResponderExcluir
  8. Renato, Show suas aulas, parabéns cara pela iniciativa e faço questão de comprar todos os ítens que precisar com você.
    Agora me tira uma dúvida sobre o esquema acima. Neste caso, motor 6v +- 900mA, eu poderia ligá-lo direto ao circuito de proteção? Eliminando o relay e claro, ligando o positivo do transistor em uma fonte externa. É possível? Aconselhável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!!!
      Participe do forum do curso Arduino, poste suas duvidas tecnicas la!!!
      Existem tópicos exclusivos separados por aula.
      http://www.youtube.com/user/graccula?feature=guide
      Abraços
      Renato

      Excluir
  9. Parabens pela sua iniciativa, to aqui quebrando a cabeça com varias ideias. Bem que você poderia dar aula de arduino via Skype..Abraço

    ResponderExcluir
  10. ola renato, estou fazendo um projeto, e estou com algumas dificuldades, pois sou novo nessa area.
    preciso acionar 5 reles por bluetooth, sendo que els tem que ligar quando eu apertar o botao do programa do celular e desligar quando eu soltar, tipo aquela aula que voce ensinou de como ligar um botao.
    nao sei se a configuração que fiz esta certa, pois quando clico em verificar, aparece no final da programação o ultimo couchetes fica laranja, e nao consigo achar o erro. se poder ajudar agradeço..!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,

    Estou começando a aprender a utilizar o arduino através das suas aulas, desde já o parabenizo e agradeço por ajudar a tantas pessoas com o seu conhecimento! Eu faço faculdade e muitos na minha faculdade aprenderam com suas aulas no youtube.

    Bom, indo ao assunto. Eu estava montando o modelo da aula 8, de ligação de um motor. E até o momento acredito que queimei algo na minha placa. Eu não estava conseguindo fazer o esquema funcionar. A programação estava certa e medindo a tensão no relé dava pra ver que mudava de 0 V para aproximadamente 3,8 V na parte ligada ao circuito de proteção quando eu apertava o botão. Porém o motor não funcionava. Eu não uso jumpers, só tenho uns fios de prata encapados que eu corto a ponta para fazer as ligações. Então tem muito mal contato. Numa de mexer em tudo pra ver se funcionava, acabei ligando o positivo e o negativo da fonte que uso no lugar da bateria na trilha de negativo da protoboard e o positivo na trilha do positivo. Aí funcionou durante alguns segundos, eu apertava o botão e o motor desligava e ligava. Mas então o relé começou a fazer um barulho esquisito e tudo parou. Desde então não consigo mais fazer upload de nenhum programa para dentro do arduino. No momento do teste a alimentação do meu arduino estava sendo via cabo usb. Eu já tentei desinstalar e reinstalar o driver do arduino. Mas pra piorar a situação, o meu computador não o está reconhecendo mais, e de forma nenhuma consigo instalar novamente o driver. Tentei até em outros computadores e nada. A o led verde que indica o on funciona quando conecto, e o led laranja que fica do lado do led da porta digital 13 fica meio fraca a luz. Eu queria saber o que posso fazer para meu arduino funcionar novamente. Ou se o perdi de fato... Desde já agradeço a ajuda, e me desculpe pelo longo texto, achei melhor passar todos os detalhes. Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Fala Renato, blz! Cara eu estou gostando bastante das aulas de Arduino. Estou começando agora nessa plataforma e as suas vídeo aulas são bastante interessantes. Eu gostaria de saber como faço para encontrar a Parte 1 da Aula 7 que eu não consegui.
    Desde já quero agradecer pelo material gratuito e pelas ótimas explicações. Valeu mesmo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. olá amigo, parabéns por sua iniciativa estou aprendendo muito.

    ResponderExcluir
  14. ola boa noite estou muito feliz com as aulas mais alguém sabe onde estão ao videos das aulas 6,7 ate 12

    ResponderExcluir