quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobre hackers e crackers

Ontem tive uma discussão acalorada com o Sr. Coriolano sobre hackers e tecnologia.

Peço desculpas ao amigo Coriolano se o ofendi de alguma forma com meu jeito esquisito de expressar minhas opiniões.

Mas gostaria de deixar aqui algumas linhas sobre o assunto.

Realmente o termo "hacker" caiu na boca do povo, principalmente depois do lançamento de um filme que tinha por nome exatamente o assunto em questão, e que mostrava um bando de adolescentes com computadores coloridos, invadindo sistemas e literalmente "tocando o puteiro"!

Desde então o termo se tornou pejorativo e passa imagem de um sujeito sem nada na cabeça e que quer apenas se divertir assustando e prejudicando os outros.

Atualmente o hacker foi reconhecido pela sociedade como Analista de Segurança em TI. Perfeito. O grande problema é que o antônimo de analista de segurança foi absorvido como Hacker!

Mas existe uma grande diferença entre o analista de segurança e o hacker, pois o primeiro estuda para tal, o segundo, nasceu para tal. E este último grupo não fez faculdade, não se mestrou em nada, mas manipula computadores como ninguém.

Muitos acabam caindo no crime simplesmente, pois não se interessaram por mais nada. Esqueceram de estudar um pouco de administração e negócios. Ou seja, esqueceram que estão com a faca e o queijo nas mãos... Resultado: saem esfaqueando instituições e sonham em "tomar o poder", dada tamanha dependência atual da sociedade nos tais computadores.

Só que a dependência da sociedade nos computadores não é o único problema, também existe o excesso de informações e a velocidade com que as coisas mudam, nesta área. Precisamos estar prontamente preparados para aceitar mudanças a todo tempo. É a velocidade da internet.

As distâncias se encurtaram, os concorrentes agora batem na porta da internet! Estão por todos os lados! O mundo globalizou! Agora não existe mais espaço para ofertas de serviços de baixa qualidade! Quem dirá para corrupção e morosidade!

Antes se a preocupação geral era se o leite iria aumentar, hoje isso é banalidade. Estamos preocupados com os traficantes sexuais do outro lado do mundo! Estamos preocupados com a velocidade com que nossos filhos tem acesso as informações! Temos medo daqueles emails de banco que nem temos conta dizendo que estamos devendo mundos e fundos e nos pedem para clicar em um link!

Meu Deus! Há dez anos eu nem saberia o que é um link! Muitos devem pensar.

É natural do ser humano ter medo, mas medo de tudo é paranóia. E o ser humano já atravessou essa fronteira há muito tempo. Precisamos nos adaptar e rápido. Os filhos dos traficantes que estão nos perturbando pelas ruas à noite são os Crackers de amanhã.

Porque o termo Hacker já ficou velho, perdido lá pelos anos 80.

Pensem nisso!

Abraços,
Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário