quarta-feira, 11 de março de 2015

Futuro da Energia Elétrica



Atualmente estamos passando por uma crise de recursos naturais. Os reservatórios de água estão secando ou mudando de lugar. Os investimentos em energia elétrica não acompanharam o consumo. Principalmente em países em pleno desenvolvimento, como é o caso do Brasil, como ir para frente sem energia elétrica?

Enquanto estamos atolados em escândalos de mensalão, petrolão e agora estão dizendo que a corrupção já está em metástase, e já invadiu todos os outros órgãos, inclusive a Eletrobrás.

O projeto de governo do PT durante esses 13 anos reivindica o fato de ter tirado a população da miséria; mas foi sair da frigideira para cair na brasa! Aqueles mais otimistas vão dizer: mas é um processo natural e são fases a serem cumpridas. Será?

O governo só esqueceu de tirar a si próprio da miséria. O que adianta a população conseguir acesso a crédito, poder comprar carro, casa, celular, tablet etc. Como diz o ditado popular: alegria de pobre dura pouco.

Agora temos acesso a tudo isso, graças ao governo do PT (Será?), mas 'como que fazemos' agora para lavar nossos carros, se tomamos multa ao usar a água; como vamos carregar nossos celulares e tablets se a energia elétrica subiu assustadoramente? Como vamos abastecer nossos carros com esse preço de combustível? Vamos voltar a andar de ônibus? Com esses preços de passagem?

A impressão que dá é que nadamos, nadamos e estamos agonizando na praia...

Já passamos por inflação diária nos anos 80 e 90. Passamos por apagões no inicio dos anos 2000. E agora em 2015, além da telefonia mais cara da Via-Láctea, temos a água faltando, energia elétrica encarecida, combustíveis, passagens, serviços... Tudo subiu de preço!

E agora os caminhoneiros estão parando... E pra quem se lembra da nossa ferrovia, está sucateada, assim como todos os outros serviços públicos...

Mas e o futuro? O que vamos fazer para resolver?

Governos são muito lentos. A Dilma já prometeu umas 14 vezes internet gratuita pela rede elétrica AC. Mas se ela tivesse um mínimo de conhecimento, saberia q é caro e que precisamos de um pátio industrial para construir todo o maquinário. Ou vamos importar tudo dos chineses? Então precisamos de dinheiro! Ah! O governo não tem nem indústria nem dinheiro! E agora? Vamos afundar a cara de novo no FMI? Vamos recuperar de vez a crise americana, nos endividando com os EUA de novo? Tudo de novo?

Esse é o grande ponto da questão: cadê o pátio industrial brasileiro? Não é a toa que Skaf não consegue nem ganhar eleição de síndico de prédio. Ele tem a faca e o queijo nas mãos, só não sabe o que fazer.

E enquanto tivermos ministros da Tecnologia como Aloísio Mercadante e etc., vamos continuar com esse Brasil dos tempos das cavernas, dependendo do pátio industrial dos chineses e do dinheiro americano.

Eu sei que não estou apresentando uma solução para o futuro, mas estou plantando uma semente de dúvida na sua cabeça, pense nisso!

Abraços
Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário